Cuidadora de Idosos é presa após ser acusada de agredir uma idosa no RJ

Matéria extraída do site O Globo - 19 de novembro de 2012

A polícia prendeu, neste domingo, uma cuidadora de idosas acusada de agredir uma mulher de 87 anos, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Segundo o jornal " Extra", por três meses, Tamime Warwar, de 87 anos, recebeu socos, tapas no rosto, chineladas e puxões de cabelo da mulher contratada há um ano e meio para tomar conta dela. A punição só foi possível porque parentes da vítima gravaram as agressões com uma câmara escondida, instalada na residência. A cuidadora vai responder pelo crime de tortura.

A idosa, que sofre de Mal de Alzheimer - doença degenerativa que, entre outros sintomas, causa a perda de memória - foi agredida várias vezes. A acusada foi presa por policiais da 52ª DP (Nova Iguaçu) depois que o plantão judicial de Duque de Caxias decretou sua prisão temporária.

Quem alertou a família sobre as agressões foram os novos vizinhos de Tamime, que mora na Rua Rita Gonçalves, bairro K-11. Eles se mudaram há quase um mês para o edifício da vítima e estranharam a gritaria no apartamento durante os plantões de agressora. Como a idosa mora só, a família contratou duas plantonistas. Cada uma recebia R$ 800 para passar três dias e meio por semana com a aposentada. Os parentes instalaram a câmara no último dia 12. Os vídeos também flagraram que a mulher costumava pôr máscara e luvas para borrifar um spray aerosol no rosto da vítima. A substância ainda não foi identificada pela polícia. Em depoimento prestado neste domingo, Tamime contou que não revelou que estava sendo torturada porque a agressora a ameaçava.

Os parentes procuraram a 52ª DP no sábado. A delegada de plantão na unidade, Sania Burlandi, pediu a realização do exame de corpo de delito e a prisão temporária imediatamente. A família, então, foi orientada a retirar a idosa da casa e pedir que cuidadora fosse ao apartamento para prestar alguns serviços domésticos. Na verdade, o objetivo era manter a acusada num lugar conhecido enquanto a polícia concluía as últimas exigências legais para prendê-la.

Tamime é mais uma vítima da violência contra idosos no estado. Segundo reportagem da série "Retratos da terceira idade", publicada no GLOBO no início de outubro, a violência contra a população de mais de 60 anos cresce num ritmo preocupante. De acordo com um estudo do Instituto de Segurança Pública (ISP), ocorrência de crimes contra os idosos cresceu 91,2% entre 2002 e 2010. Número bastante expressivo se for levado em conta que, de acordo com o IBGE, o aumento da população com mais de 60 anos foi de 35% entre 2000 e 2010.

Os registros do serviço Disque-Idoso, da Assembleia Legislativa, também revelam o aumento dos casos de violência contra a terceira idade. Até setembro deste ano, 68,81% deles diziam respeito a espancamento, maus-tratos e abandono, contra 54,22% registrados em 2011.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/cuidadora-presa-acusada-de-agredir-idosa-em-nova-iguacu-6769826

 
Cartilha Disque 100
 
 

2012 Copyright - La Maison Belle - Todos os direitos reservados